Imobiliárias: como se destacar no mercado

O sonho de muitos profissionais é colocar uma ideia em prática, abrir o próprio negócio e alcançar a independência. Isso faz com que, a cada ano, milhares de micro e pequenas empresas surjam pelo Brasil, nos mais diversos ramos, incluindo no mercado imobiliário. Em meio a tantos concorrentes, duas palavras precisam fazer parte da sua empresa: planejamento e profissionalismo. Saber onde se quer chegar com o negócio e adotar uma gestão profissional são atitudes que podem aumentar a taxa de sobrevivência de sua empresa, principalmente em nossa atual situação econômica..

O cenário brasileiro é de crise, todos os setores foram afetados. De acordo com dados do último relatório da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o preço médio do metro quadrado dos imóveis caiu 0,12% em muitas cidades brasileiras. Isso indica que a partir do segundo semestre de 2016, os preços dos imóveis vão cair de tal forma que serão comparados aos mesmos apresentados no final de 2011.

Enquanto alguns insistem em culpar a crise por seu insucesso, outros buscam nela oportunidades para se sobressair. Mas o que você, dono de imobiliária, pode fazer para se destacar no mercado? Simples, oferecer serviços menos burocráticos e abusar das tecnologias.

Não é exagero dizer que qualquer profissional, em qualquer setor, precisa ficar atento às inovações tecnológicas. Quer um exemplo? Graças aos aplicativos de táxi, os taxistas conseguem ganhar mais, fazendo mais corridas em menos tempo. Quem poderia supor que esse segmento faturaria com as novas tecnologias?

 

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MANTENHA-SE CONECTADO

Uma dica importante é estar próximo de seu cliente também no meio digital. Tenha um site, anuncie seus imóveis com fotos e descrições. Com o site fica mais fácil o cliente visualizar toda sua carteira de imóveis. Quanto mais informações relevantes tiver, mais fácil será para seu cliente te encontrar.

Capriche nos detalhes, faça com que seu cliente goste do imóvel e sinta vontade de entrar em contato com você. Não deixe de colocar os dados da sua imobiliária com todas as formas de contato (telefone, e-mail, redes sociais, o que tiver). Ofereça a seu cliente o melhor atendimento, sempre com respostas rápidas e agilidade nos processos.

IDENTIFIQUE SUA CONCORRÊNCIA

Veja como as outras imobiliárias da sua região têm se comportado, principalmente na internet. Elas podem cometer erros ou deixar brechas que você pode explorar. Avalie em categorias como: atendimento aos clientes, possui site, ferramentas de redução de custos, e outros.

Planeje estratégias mais eficazes a partir dos dados recolhidos. Lembre-se, é válido se inspirar, mas não copie!

UTILIZE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Se sua empresa ainda não tem um software para agilizar os processos internos, saiba que esse recurso é imprescindível para economizar nos custos e no tempo da equipe. Lembra de nossos amigos taxistas? Por meio de aplicativo, as imobiliárias também podem acelerar diversos processos, como cadastrar novos clientes e oferecer seguros pela internet.

A Next One pode te auxiliar nessa tarefa, através de um aplicativo, desenvolvendo sua própria Corretora de Seguros On-line. Assim você pode oferecer serviços diferenciados aos seus clientes e receber comissão direto da seguradora. Basta que sua empresa possua uma carteira de clientes e queira aumentar os lucros sem ter gastos.

 

Piggy bank in the shape of a house. Concept of save and invest money. Flat design

MAS QUE TIPO DE SERVIÇOS MINHA IMOBILIÁRIA PODE OFERECER?

Quando o cliente compra ou aluga em sua empresa, ele está afirmando para si próprio que escolheu a imobiliária adequada para resolver o que ele precisa. Mas o relacionamento não para por ai. Você não gostaria de receber indicações? Fechar novos negócios? Para conseguir isso, além de entregar o que prometeu, é necessário entregar da forma certa. No fim das contas, o pós-vendas é tão importante quanto à venda em si, seu cliente merece sempre o melhor.

No pós-venda a imobiliária precisa acompanhar de perto o cliente e auxiliar nas pendências do imóvel, é nesta fase que os seguros residenciais auxiliam na rentabilidade da empresa. Destaquei alguns serviços que são imprescindíveis para conquistar o cliente.

  • Chaveiro
  • Encanador
  • Eletricista
  • Baby-sister
  • Faxineira provisória
  • Guarda de animais de estimação
  • Assistência veterinária
  • E muitos outros.

Oferecer esse tipo de serviço aumenta a receita de sua imobiliária e geralmente são solicitações simples com custos muito baixos, como verificação de vazamentos e substituição de lâmpadas. Você diminui gastos com funcionários e equipamentos e aumenta a receita oferecendo um diferencial dos concorrentes.

Mas não basta ter o serviço, ele precisa ser categorizado em combos ou pacotes sob medida para seu cliente. Além disso, a facilidade para contratar esse serviço e o retorno rápido dos pedidos são fundamentais. O cliente sempre valoriza a agilidade dos processos.

Com o aplicativo da Next One também fica mais fácil gerenciar todas as novidades. É muito simples, seu consultor se cadastra e passa por uma capacitação para aprender tudo sobre o processo. Depois é só começar a vender!

E tem mais, seu consultor de vendas, sempre que cadastrar um novo cliente, saberá automaticamente quanto irá receber de comissão por venda. Assim ele pode melhorar suas metas e você não terá preocupações com esse tipo de cálculo. O papel de quem usa o aplicativo é vender os planos e receber a comissão, o suporte aos assegurados fica com a Next One e as seguradoras.

A venda fica mais fácil, o pós-venda efetivo e sua empresa lucra. Tudo com bastante tecnologia, para deixar seu trabalho mais prático.

 

Vector business concept in flat style - hand shake and coins

UM ÚNICO INVESTIMENTO, VÁRIOS BENEFÍCIOS

Decidir onde aplicar recursos em nossa empresa não é fácil. E o fato da economia de hoje ter tido melhores dias, provavelmente não está ajudando. Para se destacar no mercado é preciso ceder ao medo e ter consciência de que muitas imobiliárias não têm se mantido no mercado porque não fizeram nenhuma inovação, ou você vai deixar passar algumas oportunidades incríveis que vêm com grandes cifrões anexados.

Agora é realmente um bom momento para repensar como têm atendido seu cliente e se os serviços que você oferece são suficientes para mantê-lo. Pense na desaceleração do mercado como uma liquidação: é uma boa hora para ir às compras, antes que os preços voltem a subir. O mesmo pensará seu cliente.

Enfim, todo cuidado é pouco quando investimos em nosso sonho, mas é importante saber onde você quer estar nos próximos anos. Se você quiser chegar à frente financeiramente, invista em tecnologias e conhecimento. A crise não é uma desculpa, é um trampolim!

Gostou? Ainda tem dúvidas de como melhorar seu negócio? Deixe seu comentário.

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