Imobiliária digital: O que é e como funciona

Você já ouviu o termo imobiliária digital? É um novo tipo de negócio que está ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores do ramo imobiliário. Com o intuito de desburocratizar o processo locatício e torná-lo mais rápido, todo a locação é feita online.

Por outro lado, elas só realizam locações, vendas ainda não se é falado por parte das imobiliárias digitais. Isso indica que há espaço para todos no mercado imobiliário.

Se você quiser saber mais a respeito dessa novidade do mercado imobiliário, acompanhe esse artigo que explicaremos como elas são, como funcionam e o que você pode fazer para não ficar para trás com sua imobiliária tradicional.

Como começou esse tipo de negócio

A imobiliária digital nasceu a partir de uma necessidade dos jovens da atualidade de quererem morar bem localizados, mas que não tem como prioridade o sonho da casa própria. Segundo o CEO da Quinto Andar, que é uma imobiliária digital, os jovens de hoje em dia estão muito focados em trabalhar, mas também em qualidade de vida. Normalmente eles não ficam muito tempo no mesmo emprego e se mudam de casa para ficar mais perto do próximo contrato de trabalho.

Além da questão de não se importarem em pagar aluguel, existe também a dificuldade em seguir o processo locatício quando é necessário ir muitas vezes até a imobiliária. O tempo desse público alvo é valioso, então eles não conseguem ficam indo na imobiliária para resolver qualquer assunto relacionado a locação. A solução desse problema foi criar uma imobiliária que tenha todo o processo locatício 100% digital.

O diferencial da imobiliária digital

O processo totalmente digital é o grande diferencial dessas imobiliárias e vamos explicar como um cliente fecha a locação dessa maneira.

Primeiro é preciso se atentar para o site, que é de fácil navegação e a pessoa consegue facilmente encontrar o tipo de imóvel que deseja. As fotos são de alta qualidade, tiradas dos melhores ângulos. Eles contratam profissionais para fazer essas imagens, pois é de extrema importância que sejam convincentes, já que não terá um corretor para explicar melhor como é o imóvel.

Além das fotos em alta qualidade, é possível fazer um tour 360 graus para ter uma maior noção do espaço. Também é possível fazer um tour pela rua em que o imóvel reside para que o cliente se simpatize com o bairro. O medo de não expor o endereço no Google Maps também é uma forma dos clientes verem os acessos perto do imóvel, para eles terem certeza se é esse imóvel que querem visitar.

A visita é marcada online e o cliente não precisa ir até a imobiliária retirar a chave. No dia e local marcados, o cliente vai até o imóvel de interesse e lá é recebido por um agente imobiliário que o acompanhará durante a visita. Ao final, cada um vai para o seu próximo destino.

Se o cliente gostar do imóvel, toda o resto do processo é feito online, desde propostas até o contrato final, que são assinados digitalmente e não é necessário ir até um cartório para fazer o reconhecimento das assinaturas.

Além de tudo isso, quem alugar não precisa de nenhuma garantia de aluguel, a própria imobiliária digital garante para o proprietário o aluguel.

Além do Quinto Andar, a Lokey também é uma imobiliária digital.

O que sua imobiliária pode fazer para não ficar para trás

Mesmo com essa novidade no mercado imobiliário, você pode fazer algumas mudanças dentro da sua imobiliária para que ela não fique para trás, além de proporcionar uma melhor experiência para seus clientes.

Já fizemos um post onde falamos como melhorar a fotografia dos seus imóveis para atrair mais clientes e você pode seguir os passos indicados lá. Além de melhorar as fotos, é importante deixar visível em seu site o endereço do imóvel. Se você ficar muito receoso em relação a isso, esconda o número e deixe pelo menos a rua, para que seu cliente tenha noção de onde fica o imóvel.

Também é possível usar alguns recursos para se destacar no mercado, veja:

Utilize contratos digitais

Contrato digital não é uma característica que só imobiliária digital possui. Você também pode incluir isso em seu processo de locação e diminuir o tempo do fechamento do aluguel com isso.

Os contratos digitais são regulamentados, portanto, são válidos por lei. A maneira de se utilizar é bem simples, basta fazer o contrato, enviar por e-mail para os participantes e eles podem assinar em qualquer plataforma, seja pelo celular, tablet ou computador. Os clientes devem apenas entrar no site e cadastrar sua assinatura lá.

A Next One oferece esse tipo de serviço, e além de ser mais cômodo para a imobiliária e o cliente, também é mais barato, já que não é necessário ter custos com o cartório no reconhecimento de assinatura. Para saber mais, entre em contato conosco.

Ofereça serviços extras

Uma outra maneira de se destacar é oferecendo um serviço que outras não oferecem, o que é o caso do seguro imobiliário. No processo locatício é obrigatório a aquisição do seguro contra incêndio, por exemplo, e se sua imobiliária tiver uma maneira de cotar de forma rápida e personalizada para o cliente, a locação pode sair mais rápido.

Além do contrato digital a Next One também trabalha com uma plataforma de seguros imobiliários, onde a imobiliária ao vender o seguro, recebe uma porcentagem em cima da venda. Além de oferecer um serviço personalizado, também pode aumentar a sua receita com ele.

Independente do ramo do mercado, sempre teremos empresas que estarão dispostas a inovar naquele setor, então é preciso ficar antenado para que o seu negócio não seja deixado para trás.

As imobiliárias digitais chegaram, mas nós te mostramos que você pode oferecer um serviço tão bom quanto elas e se destacar por isso, além de conseguir uma renda extra.

Conte para nós se você já sabia desse tipo de negócio, e dessa novidade do contrato digital. E nos deixe saber se esse tipo de conteúdo é interessante para você, diga nos comentários.

 

Recent Posts

Leave a Comment