Como fazer a minha pequena imobiliária crescer e ter sucesso?

O mercado de imóveis é bastante valorizado no Brasil e isso abre excelentes oportunidades para quem deseja empreender no segmento, afinal todos necessitamos de um lar para viver. No entanto, a concorrência também é grande e, para ter uma imobiliária de sucesso, você precisa investir em algumas ações e atitudes estratégicas.

O lado bom dessa história é que você pode, mesmo sem comprometer uma parte considerável do orçamento, atrair novos clientes e conquistar o seu espaço no ramo. Ficou interessado? Quer aprender a fazer isso? Então conheça as dicas que preparamos no conteúdo a seguir. Confira!

Monte um plano de negócio

O primeiro passo para ter uma imobiliária de sucesso é montar um plano de negócio. Vale lembrar que isso é fundamental para qualquer pessoa que deseja empreender, independentemente do seu segmento de atuação. Essa ação consiste em idealizar os objetivos que você pretende atingir e os meios necessários para isso.

Melhor explicando, você deve passar para o papel os seus planos, as expectativas, a viabilidade e a definição das formas pelas quais você irá atuar no mercado. Assim, você consegue verificar forças e fraquezas do seu negócio, prevendo as dificuldades que serão encontradas e mapeando suas possíveis soluções.

Utilize o Canvas

Uma ótima ferramenta para sua gestão. Você pode elaborar um Business Model Canvas, que auxilia na visualização do plano de negócio, tendo uma visão mais estratégica da sua empresa. Ele funciona como um mapa da sua imobiliária que você pode alterar a qualquer momento, ele é preenchido com de post it, justamente para facilitar as mudanças.

O objetivo é que o empreendedor visualize o conceito da empresa e como ela irá gerar valor para o mercado sem ter que ficar revirando páginas e páginas do complexo modelo de negócio para encontrar as estratégias definidas.

A maneira mais comum é desenhar o mapa em uma lousa ou pedir para imprimir em uma cartolina (ou outro tipo de papel maior que um A4) para que os post its sejam aplicados sem ter que utilizar mais de uma página, pois, o processo é visual. Existem também alguns sites como o Sebrae Canvas que permite a criação do BMV online.

Acerte na contratação de funcionários

Bons funcionários são o maior ativo de qualquer empresa, ainda mais se ela for pequena. Diante dessa realidade, você não pode errar na hora da escolha. Crie uma cultura a ser seguida dentro da sua imobiliária para que todos seus colaboradores respirem o mesmo conceito.

Foque nos objetivos do negócio, nos valores e na missão, de forma que as pessoas que farão parte da equipe sejam compatíveis com essas demandas.

Pense em quantos corretores você precisará para cobrir adequadamente a sua área de atuação, quantos colaboradores você terá que colocar na parte administrativa ou se você precisará de gente no marketing. Para serviços gerais, como limpeza e manutenção, a terceirização pode ser uma boa alternativa.

Invista tempo em treinamentos semanais

Não pense que treinamentos precisam ser super elaborados e custar um investimento. Mesmo uma pequena empresa pode proporcionar isso para seus funcionários. Reúna-os perto de alguma TV e coloque vídeos (que você pode pegar do YouTube mesmo) que promova conhecimento e que bata com os pilares da sua empresa.

Você mesmo pode dar uma palestra motivacional para seus funcionários, mostrar como os números estão crescendo ou como poderiam crescer. Coloque filmes, documentário e tudo o que puder contribuir para o desenvolvimento desses colaboradores.

Invista em Marketing Digital

Investir em marketing digital não é mais uma opção para quem deseja ter sucesso no mercado imobiliário. E, se a sua empresa for pequena, essa pode ser a única forma de competir com os líderes do mercado sem estourar seu orçamento. Sendo assim, comece tendo um bom site com uma navegação simples e que informe seu endereço e todas as suas formas de contato.

Já um blog, por sua vez, ajuda a trazer credibilidade e autoridade se você produzir um conteúdo relevante e de boa qualidade. As redes sociais também não podem ficar de fora, visto que são muito valorizadas por boa parte dos usuários e gera mais engajamento com seus clientes, além de ser uma forma de divulgar seus conteúdos postados no blog

Aposte também em um bom mailing, com uma lista seleta de clientes. Segmente os perfis de dispare e-mail com imóveis que atendem a personalidade de cada segmento. Uma ótima ferramenta para fazer isso é o MailChimpA única coisa ruim dessa plataforma é que ela é em inglês, mas muito fácil de aprender.

Monitore constantemente

Um dos grandes segredos de ter uma imobiliária de sucesso é fazer um monitoramento constante do seu desempenho. Dentre outras coisas, é para isso também que serve um plano de negócios e o Business Model Canvas.

Como você vai saber se todas suas aplicações estão dando resultados se não mensurar o seu retorno? Invista um tempo em pesquisa de satisfação com seus clientes que já fazem parte da sua carteira e pergunte qual foi a experiência dele em cada setor, para que você saiba como está performando toda sua equipe.

Alinhe com seu atendimento para perguntar para cada novo cliente como ele ficou sabendo da imobiliária, ou caso ele já venha com um imóvel em mente, como ele tomou conhecimento daquele imóvel.

Com o marketing digital, tudo o que você fizer é capaz de mensurar, como, por exemplo, quantos visitantes seu site recebe por mês, quais imóveis são mais visualizados, quantas pessoas são impactadas com os posts em redes sociais, entre muitos outros.

Analise todos esses resultados e aplique sempre melhorias. Por exemplo, se você nota que muitas pessoas estão entrando em seu site, mas ficam por menos de um minuto na página, quer dizer que o seu site não está propondo uma boa experiência para o usuário. Então fique atento a tudo que você aplicar e sempre procure fazer a mais do que está entregando.

Conclusão

Não é fácil fazer um negócio ser reconhecido, mas com todas essas dicas você pode começar a crescer mais. Fique atento também às tendências do mercado e às expectativas que o público está demandando no setor. É uma forma de reforçar os pontos fortes da sua empresa e de realinhar o que não está dando certo.

E agora, pronto para colocar nossas dicas em prática e ter uma imobiliária de sucesso? Ficou com alguma dúvida? Conte para nós nos comentários e se achar interessante, compartilhe com sua rede de amigos.

 

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