Gestão Imobiliária: você está fazendo direito?

Engana-se quem pensa que a gestão imobiliária está focada apenas em ter uma visão ampliada do mercado. O tempo em que um gestor era uma pessoa especializada em apenas um assunto já ficou para trás. Hoje se você quer fazer uma gestão inteligente na sua imobiliária, é dever seu estar antenado em novidades de todos os setores em que atua.

Não é novidade que o poder de compra dos clientes de imobiliárias caiu muito devido a crise que estamos passando desde 2015. Isso fez com que muitas imobiliárias acabassem fechando suas portas ou demitindo muitos funcionários, dificultando ainda mais os processos internos. Sem falar que aquelas que sobreviveram, estão focando na locação de imóveis, que é o que as sustentam.

Quanto todas as imobiliárias focam na mesma coisa, a concorrência fica muito alta. O que você faz para destacar a sua entre tantas outras? É nessa hora que entra o conhecimento das novidades para os setores. Trazer novidades para seu negócio é o que fará com que você seja diferente.

Listamos algumas atitudes que você como o gestor precisa ter para que a sua gestão imobiliária seja feita de forma correta e traga benefícios crescentes para a sua empresa.

Gestão imobiliária-tecnologia

Use a tecnologia a favor da sua gestão imobiliária

A aplicação da tecnologia em empresas não é mais um diferencial, é de uso obrigatório. Cada vez mais nasce startups especializadas em softwares de gestão. Não é necessário mais ter uma carteira de clientes relativamente alta para fazer uso dessas plataformas. Hoje há pacotes específicos para todos os tamanhos de negócios, sejam eles small, médio ou enterprise. É certo que algum vai se encaixar em suas necessidades.

O fato é que, para facilitar a organização, promover praticidade e gerar melhores resultados, é fundamental o uso da tecnologia. E mesmo que você ainda ache que ter software é um luxo, vamos te mostrar que estamos em uma era que o seu uso é uma necessidade, além de que, existem muitas plataformas gratuitas que ajudaram você a gerir melhor sua equipe e sua imobiliária.

 

Aumente a produtividade usando aplicativos

Quando se sabe aproveitar os aplicativos gratuitos para gestão, a produtividade pode aumentar de forma significativa, resultando em processos mais rápidos. Alguns deles podem, inclusive, gerenciar uma equipe. O Trello, por exemplo, é usado na delegação de tarefas e projetos, como também em acompanhamento de prazos.

Quando um funcionário possui diversas tarefas e não consegue se organizar, acaba por muitas vezes ficando perdido e começando algumas tarefas ao mesmo tempo, demorando para concluí-las. O uso desses aplicativos ajuda a coordenar seu tempo, além de que o gestor consegue acompanhar a atividade de todos da sua equipe.

 

Veja o que seus clientes falam sobre a imobiliária

Em outro post falamos sobre a importância da pesquisa de satisfação de forma detalhada, e também sobre como encantar clientes pode ser uma maneira de gerar receita. Esses dois assuntos são de extrema importância para incluir na sua gestão imobiliária. Com a pesquisa, que pode ser feita pelo Google Forms – plataforma gratuíta – você consegue identificar os erros e acertos da sua empresa. É possível também pontar pontos de melhorias para que seu cliente tenha uma experiência positiva com a imobiliária. Já dizia Philip Kotler, “se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”.

 

Utilize o marketing para divulgar sua imobiliária

Quantas imobiliárias por aí perdem clientes por não ser divulgada? Uma boa gestão imobiliária deve pensar em como aplicar o marketing para atrair clientes. Não pense que divulgação está ligado a um montante de dinheiro gasto, pelo contrário, hoje existem muitas formas de divulgação, algumas até gratuitas.

Confira algumas formas de aplicar o marketing em uma estratégia de gestão imobiliária:

  • Tenha presença na rede social mais utilizada no Brasil, o Facebook, para atrair mais engajamento com a imobiliária.
  • Insira no site da empresa um blog, para deixar seus clientes antenados no mercado imobiliário, dicas de tendências de imóveis, decoração, etc.
  • Tenha um site otimizado para que o Google ranqueie seus imóveis na primeira página de pesquisa.
  • Deixe seu site com fácil navegação para que seus clientes não se distraiam e consigam achar o que procura rapidamente.
  • Tenha um chat em seu site para atender com prontidão os clientes que estão navegando em página de imóveis.
  • Faça posts pagos no Facebook para aumentar a visibilidade da sua imobiliária na rede.
  • Utilize o Google Adwords para fazer anúncios na página de pesquisa do Google.
  • Faça e-mail marketing com as melhores ofertas de imóveis que entraram recentemente no site da imobiliária.

São inúmeras possibilidades para atingir o público e gerar mais vendas e locações.

Gestão imobiliária-otimização

Utilize softwares de otimização

Otimizar os processos imobiliários é uma maneira de agilizar a locação ou a venda de um imóvel. Existem algumas plataformas que são de extrema ajuda e vamos listar alguns para você:

 Gestão de imóveis

São inúmeros as opções no mercado de softwares que ajudam na administração dos imóveis que a imobiliária possui. Além de ser integrado direto no site, o que evita o tempo de trabalho de ficar importando-os. Agiliza o trabalho dos corretores quando o cliente já tem uma noção dos imóveis que querem. Facilita o trabalho do setor administrativo que tem todos as solicitações documentadas.

 

Otimização financeira

Sabe o trabalho de enviar por correio e/ou e-mail o boleto de cada cliente de locação? Depois verificar se foi pago, retirar a porcentagem de administração e repassar o valor do proprietário por transferência ou depósito? Existem softwares que otimizam isso para você. Disparam boletos sozinhos, e quando o pagamento é feito, separam a comissão da imobiliária para a conta dela, e o restante vai direto para a conta do proprietário do imóvel. Incrível não?

Contratos assinados digitalmente

Pode ser que muitos não possuem conhecimento dessa ferramente que facilitaria muito a vida da imobiliária e do cliente. Imagina receber o contrato por e-mail, assinar digitalmente – pelo computador digitando mesmo – e não precisar reconhecer firma? Pois é, essa tecnologia já existe!

 

Conclusão

Você como gestor imobiliário, tinha conhecimento de todas essas ferramentas e boas práticas? Lá no começo desse post quando dissemos que é seu dever ficar antenado nas novidades, não estávamos mentindo. Gerir uma empresa é muito mais complexo do que se parece. Muitas vezes é necessário uma mãozinha de tecnologia e softwares de otimização, inclusive, os dois últimos listados são oferecidos pela Next One. Se você ficou interessado em conhecer mais, não deixe de entrar em contato para que um de nossos especialistas possa te apresentar.

Recomendamos o post Crescimento Exponencial: Como fazer a sua empresa chegar la? para descobrir como as Startups crescem de maneira disparada.

Por fim, tem mais alguma item que você acha importante na Gestão imobiliária? Se houver, deixe nos saber nos comentários.

 

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