Entenda como melhorar o fluxo de caixa da sua imobiliária

Aprimorar o fluxo de caixa da imobiliária é essencial para manter as finanças em dia e sempre ter dinheiro suficiente para realizar pagamentos e fazer os investimentos necessários para a empresa seguir crescendo. Entre os melhores hábitos para ter um fluxo de caixa saudável estão: registrar e especificar todas as entradas e saídas da imobiliária, fazer um planejamento de longo prazo e sempre consultar as informações antes de uma tomada de decisão.

No post de hoje, saiba mais sobre como melhorar o fluxo de caixa da sua imobiliária!

REGISTRE O FLUXO DE CAIXA

Para melhorar o fluxo de caixa da sua imobiliária, é importante ter disciplina e registrar todas as entradas e saídas da conta dentro do período estipulado para o controle, que pode ser, por exemplo, anual. Mesmo que seja um desembolso pequeno, é preciso que ele esteja devidamente registrado para que você saiba para onde o dinheiro da empresa está indo. Lembre-se, contas pessoais não devem entrar neste balanço!

PLANEJE O FUTURO

O fluxo de caixa é uma ferramenta importante não só para as atividades do dia a dia como, também, para planejar o futuro da sua imobiliária. Com as informações financeiras sobre recebimentos e desembolsos em mãos, você pode analisar qual é o melhor período para investir e quais são as épocas em que em será necessário cortar gastos para equilibrar as finanças.

Se perceber, por exemplo, que determinada área da imobiliária dá mais lucro do que outra, pode ser preciso fazer algumas mudanças no budget que destina para cada uma delas.

SEMPRE CONSULTE O FLUXO DE CAIXA ANTES DE TOMAR QUALQUER DECISÃO

O fluxo de caixa é  um dos aliados mais importantes do gestor e, por isso, deve ser consultado antes que qualquer decisão financeira seja tomada. Você pode ter a intenção de expandir a equipe, mas, ao analisar o fluxo de caixa, pode chegar à conclusão de que os recebimentos não são suficientes para cobrir todos os custos que uma nova contratação envolve. Para seguir com o seu plano, você pode ter que aumentar as entradas da imobiliária ou cortar gastos em alguma outra área da empresa.

SE PRECISO, FAÇA MUDANÇAS

O fluxo de caixa é uma estrutura que muda a todo o instante, já que ele acompanha o dia a dia da empresa. Se seus recebimentos não superarem os desembolsos, fazer algumas mudanças será preciso. Analise as despesas, veja onde é possível cortar gastos e considere medidas como renegociar os valores cobrados dos clientes, estender o prazo de pagamento dos fornecedores e até mesmo reduzir a folha de pagamento.

O controle do fluxo de caixa é muito importante para manter as finanças da sua imobiliária em dia, permitindo saber quando é preciso cortar gastos, reavaliar valores cobrados dos clientes e fazer novos investimentos. Com o fluxo de caixa ideal, você não se verá mais sem dinheiro em caixa para honrar pagamentos e terá mais segurança na hora de tomar decisões financeiras. Organize já as entradas e saídas da sua empresa!

Tem mais alguma dica sobre como melhorar o fluxo de caixa da imobiliária? Escreva nos comentários!

Recommended Posts

Leave a Comment