Controle Financeiro: Aprenda a fazer em tempos de crise

O controle financeiro é uma tarefa fundamental para garantir a saúde financeira de qualquer empresa, principalmente em tempos de crise. Quem não adoraria ver o negócio com as contas e equilibradas e uma boa taxa de rentabilidade? Para crescer e prosperar, toda empresa precisa da certeza que os investimentos estão sendo feitos de forma correta, que as contas vão fechar no final do mês e que as decisões relativas ao capital estão adequadas ao momento e às necessidades da empresa.

A saúde financeira da empresa é uma das questões mais importantes a serem observadas pelo gestor. Afinal, quando os investimentos, recursos e o lucro da organização caminham no sentido certo, as chances de crescimento e consolidação são muito maiores. O problema é que só trabalho duro não resolve. É preciso saber fazer um controle de forma eficiente a fim de não faltar mais dinheiro em caixa e, de quebra, manter a empresa crescendo de forma sustentável.

Sabemos que muita gente não gosta ou não possui as habilidades necessárias para atuar no departamento de finanças, mas com algumas técnicas simples e práticas será possível resgatar o controle financeiro do negócio e não perdê-lo mais de vista. Por isso, é fundamental tomar algumas atitudes e observar os fatores certos para garantir a saúde financeira da empresa.

Confira aqui quais são os passos para o sucesso.

 

fluxo-de-caixa

ELABORE UM FLUXO DE CAIXA MAIS EFICIENTE

Muitos gestores não possuem o hábito de registrarem todas as entradas e saídas de dinheiro. Seja do caixa, seja das contas bancárias, essa tarefa dever ser executada rigorosamente para ajudar no fechamento do balanço e fornecer informações mais precisas sobre o negócio. Você realmente sabe como, quando e onde os recursos são gastos? Conhece as origens das receitas? Essas informações podem melhorar a visão estratégica e permitir que o gestor realize projeções de receitas e despesas futuras, garantindo assim um fluxo de caixa mais positivo.

O fluxo de caixa é a medida que controla com precisão as entradas e saídas do caixa da empresa. Ter um fluxo de caixa organizado, objetivo e funcional é um dos principais fatores para determinar o sucesso de uma marca. Isso permite, por exemplo, que você saiba com antecedência se as contas vão fechar no fim do mês, a partir da análise dos seus custos fixos, das entradas previstas e de todos os gastos extras.

É um elemento importante, também, para orientar você sobre a necessidade de mudanças nos processos de recebimentos dos clientes. Se for apurado que os pagamentos estão parcelados em demasia, e que os seus custos fixos são maiores que as entradas mensais, é hora de incentivar o pagamento à vista. Por isso, reserve um tempo do seu dia para manter o fluxo de caixa sempre atualizado.

Financial report, busiess informayion, flat style illustration, web background

PROGRAME CONTAS ECONÔMICAS PARA SUA EMPRESA

Que tal aproveitar o histórico de compras para economizar um pouco? Começar a pagar as contas em dia é um dos passos mais importantes para quem deseja estabelecer o controle financeiro da empresa. Parece óbvio, mas muitos gestores não o fazem, acumulando juros, multas e elevando o índice de endividamento da empresa. Os registros no fluxo de caixa podem ajudar.

Analise o período e volume de compras para antecipar as necessidades da empresa. Planeje com calma e negocie para conseguir descontos. Comprar um volume um pouco maior a fim de atender à próxima demanda pode ser uma estratégia para conseguir um desconto maior e um prazo mais estendido.Outra estratégia é dar início a um fundo de reserva para realizar compras somente à vista. Essa forma de pagamento transfere o poder de negociação para quem tem o dinheiro.

Vamos mudar esse cenário? Comece hoje mesmo a negociar as suas dívidas com os credores. Solicite um novo prazo e descontos nas parcelas. Muitas empresas estão passando por dificuldades devido à crise econômica e ficará mais fácil quitar as dívidas com desconto. Feito isso, programe-se com a ajuda do histórico de despesas da empresa e passe a pagar as contas em dia. Você ficará surpreso com a economia resultante dessa atitude simples.

 

Money flying out of cage birds , Financial independence , eps10 vector format

CORTE DESPESAS E PAGUE AS CONTAS EM DIA

Aproveite o fluxo de caixa para descobrir os excessos de despesas. Muitos gastos são realizados de forma desnecessária e podem ser reduzidos ou cortados. Uma dica é fazer o controle do estoque. Por mais que a relação não pareça imediata, saber como controlar os estoques da sua empresa é determinante para a saúde financeira. Isso vale não só para os seus produtos, mas também para os suprimentos utilizados pela equipe.

Geralmente, compra-se mais do que o necessário por uma questão de prevenção. Se for o caso, mude essa prática, considerando o histórico de demanda da empresa para planejar compras futuras mais adequadas à realidade da empresa.

Comprar materiais em excesso, deixando o estoque sobrecarregado, significa investir um capital que poderia estar aplicado em outra coisa mais importante no momento. Por outro lado, lidar com a falta de insumos pode exigir compras de urgência que, naturalmente, são muito mais caras. Entenda a real demanda da sua empresa e organize os processos de compra a partir dessa informação.

balanco-patrimonial

FAÇA UM BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço patrimonial é um dos indicadores mais importantes para a organização, pois permite que o gestor tenha uma visão plena da situação atual da empresa. Esse indicador concentra os dados de ativos e passivos da organização, juntamente com o Patrimônio Líquido.

Por sua amplitude e por dar conta de dados muitas vezes difíceis de mensurar, ele consegue indicar com precisão o que deve ser reajustado na gestão da empresa. As informações possibilitam uma análise completa e detalhada dos bens, créditos e também das dívidas da organização.

A recomendação, então, é que a cada ano seja feita uma análise detalhada e completa do balanço, com supervisão de uma empresa de contabilidade preparada para traduzir as informações mais complexas e orientar o gestor nos próximos passos.

 

Flat design vector illustration infographic concept with icons set of modern business working elements, finance paperwork objects and financial planning for development business project. Isolated on stylish color background.

AUMENTE SUAS FONTES DE RECEITA

Muita gente desacredita que no controle financeiro se resume ao melhor gerenciamento das despesas. Mas, na realidade, também é importante considerar as fontes de receitas.

Descubra as oportunidades existentes em seu segmento que possibilitem aumentar as receitas sem comprometer a imagem do negócio. Hoje, é possível oferecer adicionais como garantias estendidas, seguros e outros serviços que permitem aumentar as fontes de receitas do negócio.

Uma empresa com a saúde financeira em dia tem, necessariamente, um acompanhamento intenso e ativo dos seus lucros. É sempre recomendável que o gestor procure avaliar os lucros alcançados em determinado período (que pode ser um mês, um trimestre ou um semestre) e compará-los com os dados da mesma época no ano anterior e no ano seguinte, para entender qual é o comportamento da empresa longo prazo e organizar as transformações necessárias.

 

ferramenta

CONTE COM FERRAMENTAS DE APOIO

Use a tecnologia a seu favor. Graças aos avanços da internet de dos dispositivos móveis, você pode implementar um controle financeiro eficiente por meio de softwares de gestão ou aplicativos. Além de reduzir o índice de falhas, a automatização das tarefas poderá proporcionar mais tempo para dedicar-se ao planejamento estratégico da empresa. Essas ferramentas são indispensáveis nos dias de hoje.

Em nosso blog temos dicas excelentes para quem deseja implementar esses softwares ou tem dúvidas sobre o assunto. Clique aqui para saber mais sobre o tema.

Agora que você já sabe quais são os passos fundamentais para cuidar cada vez melhor da saúde financeira da sua empresa, é só colocar as mudanças em prática e observar os impactos positivos para a organização e para todos os seus processos de gestão.Essas dicas são realmente eficientes na prática, mas precisarão de empenho e disciplina. No início pode parecer difícil, mas com o tempo o controle financeiro se tornará hábito e os resultados serão compensadores.

E não deixe de compartilhar conosco a sua experiência. Conte aqui nos comentários quais são as mudanças fundamentais para otimizar a saúde financeira da sua empresa!

E então, pronto para começar? Descubra aqui como aumentar as suas receitas!

Recommended Posts

Leave a Comment