Conheça as 5 razões para contratar um software de gestão imobiliária

Atualmente, soluções tecnológicas vêm sendo desenvolvidas especialmente para o setor imobiliário, revolucionando o modo de fazer negócios. Inovações como os aplicativos de seguros online, as novas ferramentas de pesquisa de imóveis, as placas virtuais e os softwares de gestão estão promovendo melhores resultados, automatização de processos e maior controle das informações internas.

Estas inovações tecnológicas promovem melhorias na qualidade de serviços pela imobiliária e são reconhecidas pelo cliente como diferencial. Uma empresa que busca um aperfeiçoamento constante sempre se destaca em seu mercado, principalmente em tempos de crise econômica.

No post de hoje, vamos tratar dos softwares de gestão imobiliária. Continue acompanhando e conheça 5 bons motivos para investir nesse tipo de sistema em seu negócio!

 

ORGANIZA OS CLIENTES

O software de gestão imobiliária tem um importante papel na gestão de contatos com seus prospects e clientes. Isso pode ser feito por meio de um banco de dados criado pelo próprio sistema, que dispõe de todas as informações registradas sobre as interações feitas com os consumidores.

É possível, por exemplo, saber a que passo anda a negociação com cada cliente, agrupar os contatos por compra, venda e aluguel, separá-los por corretor, agendar visitas, entre outras ações de suporte. Com isso, o operador terá completa consciência do rendimento do processo e saberá definir qual a melhor estratégia para conduzir a negociação.

Esta organização é fundamental para identificar possíveis razões de reclamação no atendimento ou ainda a causa de perda de vendas.

 

MELHORA A GESTÃO DA CARTEIRA DE IMÓVEIS

É função do softwares de gestão organizar o cadastro e a saída de imóveis comercializados pela imobiliária. Assim como no caso dos clientes, há um banco de dados que pode segmentar os imóveis de acordo com suas categorias (casa, apartamento, loja), região, status (venda, aluguel, seguro para reforma) e características mais específicas. Assim fica fácil mensurar, por exemplo, se os clientes buscam mais imóveis para venda ou aluguel em regiões específicas, se em sua área de atuação houve aumento ou diminuição nas negociações de apartamentos com suíte.

Outra vantagem que muitos softwares oferecem é a possibilidade de enviar fotos dos imóveis do sistema, permitindo filtrar a busca e facilitando a organização feita pelos corretores. A praticidade de, em uma visita com o cliente, mostrar outras opções de imóveis semelhantes sempre é valorizada pelo consumidor. O corretor que já chega em uma visita com os dados corretos do imóvel que está mostrando transpassa ao cliente o ideal de uma imobiliária organizada e atenta aos detalhes do atendimento.

 

O68GUB01

 

REDUZ O TRABALHO MANUAL

Foi-se o tempo em que as imobiliárias só tinham a opção de organizar sua gestão à base de caneta, papel, calculadoras, agendas e planilhas de Excel! Uma das bases de um software de gestão é a automação de atividades que antes eram feitas manualmente.

Com o uso dessa ferramenta, tarefas como a criação de gráficos, acesso a relatórios e o compartilhamento de arquivos entre diferentes salas e setores ficam unificadas em um único sistema. Isso ajuda a eliminar os possíveis retrabalhos, como quando os mesmos dados são enviados mais de uma vez para as mesmas equipes e colaboradores. Estes relatórios também auxiliam ao medir estatísticas e identificar possíveis falhas no processo, enriquecendo o processo analítico em qualquer área da empresa.

Automação resulta em redução de tempo improdutivo, diminuindo também a necessidade de horas extras. Logo, com mais tempo disponível para outras atividades, há uma economia nos gastos.

 

GARANTE MAIOR SEGURANÇA PARA OS DADOS

Atualmente, grande parte dos softwares de gestão imobiliária é hospedada na nuvem. Isso reduz os preços de implementação e manutenção do sistema, já que não é necessária a instalação de programas e nem a compra de servidores físicos para armazenar os arquivos.

Por serem baseados na nuvem, eles garantem mais segurança para as informações e documentos da imobiliária. Os backups são diários e não há risco de perda dos dados por qualquer problema de ordem física, como incêndios, por exemplo.

 

CONTROLA OS GASTOS DA IMOBILIÁRIA

Os softwares de gestão são importantíssimos para que o gestor não se perca em relação ao pagamento de tributos, fornecedores, empréstimos e comissões. Normalmente, os softwares organizam e detalham todos os gastos da imobiliária, além de programarem e alertarem as datas dos vencimentos.

Por outro lado, eles também gerenciam os recebíveis da sua empresa. Tarefas como contas a receber, geração de boletos e recibos, atualização de pagamentos dos clientes e inquilinos e integração com sistemas de emissão de nota fiscal eletrônica são competentes aos softwares.

O setor financeiro da imobiliária, que comumente recebe muitas demandas, fica mais organizado e as chances de erros ou retrabalhos reduzem consideravelmente.

 

como-otimizar-a-gestao-financeira-do-meu-negocio28077

DICA EXTRA

Os softwares de gestão imobiliária auxiliam, e muito, nos processos internos da imobiliária, mas tê-los, apenas, não garante otimização alguma. É necessário dedicar tempo para habilitar os funcionários e corretores da imobiliária para utilizar as ferramentas corretamente. Uma equipe alinhada, sim, é garantia de lucratividade.

Ao contratar qualquer nova ferramenta de gestão, é necessário mensurar sua aplicação, definir métodos de utilização compatíveis com seu modelo de negócio e, constantemente, revisar os processos no intuito de mantê-los assertivos. Por exemplo, se o cadastro e a saída de imóveis estiverem desalinhados, os corretores podem acabar oferecendo imóveis já alugados/vendidos a novos clientes. Isso gera retrabalho do funcionário e insatisfação do cliente.

 

Adotar soluções tecnológicas é importante para garantir um crescimento escalável, produtivo e sustentável para qualquer empresa. Em uma imobiliária, os softwares de gestão representam a oportunidade de simplificar a administração, adquirindo visão mais global de toda a empresa em um único ambiente. É o tipo de ferramenta que gera inteligência, munindo os gestores com informações organizadas para tomar decisões mais seguras e direcionar investimentos corretamente.

Os softwares de gestão garantem economia de recursos e maior produtividade. Aliar o seu uso a outras tecnologias, como os aplicativos online para contratação de seguros residenciais, pode ser uma excelente forma de otimizar ainda mais os resultados de seu negócio. Oferecendo uma plataforma online completa, a Next One conecta seu negócio a seguradoras de um jeito rápido e seguro. Confira em nosso site como tornar isso possível!

 

Se você gostou de saber como um software de gestão imobiliária e outras tecnologias podem tornar sua rotina de trabalho mais simples, assine nossa newsletter!

Recommended Posts

Leave a Comment