Aumente a receita do seu negócio sem gerar despesas

Aumentar a receita do negócio é o desejo de todos os empresários, porém, é preciso compreender que esse crescimento depende da redução de custos e do faturamento — que, por sua vez, está associado à qualidade do relacionamento com os clientes atuais e potenciais.

Muitas vezes, pequenos ajustes podem garantir mais visibilidade, mais vendas e uma rentabilidade maior. Por isso, é preciso desenvolver uma gestão inteligente e enxuta, capaz de trazer resultados excelentes sem grandes investimentos.

Confira agora algumas dicas para melhorar o desempenho da sua empresa:

 

Pink piggy bank on a beach with blue sunglasses. Space for copy. Travel money concept.

Conheça seu cliente

É fundamental conhecer o perfil do seu comprador, hábitos de consumo, disponibilidade de recursos, produtos e serviços mais procurados. Além disso, é preciso entender o que a concorrência tem oferecido a esse público-alvo e identificar oportunidades para a imobiliária se destacar.

Com essas informações, é mais fácil criar estratégias efetivas, direcionadas a esses clientes. Afinal, um portfólio mais completo, segmentação das ações de marketing, promoções e condições especiais são elementos importantes para o aumento do faturamento. Vale lembrar que táticas deupselling ou crosseling também podem ser aplicadas com mais eficiência, com base nessas demandas mapeadas.

 

Image of pink piggy bank surrounded by stacks of dollar bills

Otimize os processos internos e reduza os custos

Ao mesmo tempo, é preciso analisar e otimizar os processos internos. Nesse momento, é essencial localizar e eliminar ineficiências, desperdícios, retrabalhos e falhas. Os softwares de gestão imobiliária e sistemas integrados são essenciais para a automatização de algumas rotinas, garantindo mais agilidade e produtividade para a equipe.

Também é importante avaliar todos os gastos. Há uma série de atitudes que podem colaborar com as contas no final do mês, como a utilização de lâmpadas mais econômicas, de temporizadores e de sensores de presença. E, atenção aos planos de telefonia e internet. Muitos pacotes não estão alinhados à realidade da empresa, gerando despesas desnecessárias.

A terceirização de algumas tarefas é uma alternativa para a redução de custos. Nesse quesito estão as atividades relacionadas a marketing, contabilidade, segurança, limpeza e recursos humanos — que podem ser assumidas por fornecedores especializados.

 

Hand putting a ten dollar bill into a pink piggy bank, with sunglasses, grass and blue sky

Mantenha a motivação e invista em treinamento

Para aumentar a receita do negócio, é preciso contar com um time de alta performance, competente e engajado. Por isso, é mandatório investir em treinamento. E um bom programa de capacitação deve estar embasado em um levantamento das reais necessidades da empresa — incluindo operações críticas, técnicas de vendas, novas tecnologias e, claro, os talentos e as habilidades de cada membro da equipe.

As práticas relativas à gestão de pessoas também devem fazer parte do cotidiano dos profissionais. Um plano de cargos e salários bem estruturado, benefícios flexíveis e uma administração mais humanizada são ingredientes de um clima organizacional positivo e colaborativo.

A distribuição de metas e os sistemas de recompensas costumam ser bastante úteis para manter a motivação interna e para fortalecer o senso de pertencimento. Assim, é possível impulsionar os resultados individuais e coletivos.

 

Image of pink piggy bank on human palms

Aposte na inovação

A inovação é sempre bem-vinda, tanto para atrair novos clientes quanto para cativar os atuais. Um bom exemplo são os aplicativos de venda de seguros para imóveis, que geram receita extra para as imobiliárias. Com essa ferramenta, é possível ofertar diversas modalidades de seguro e consórcio, de modo a complementar a venda e a atender plenamente as expectativas dos consumidores.

Buscar novidades no mercado que estimulem o crescimento do faturamento ou a redução de custos é uma excelente forma de aumentar a receita do negócio. Por isso, para garantir o sucesso da empresa, os empresários devem estar sempre atentos às tendências do setor.

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