5 dicas de como administrar uma imobiliária

No cenário atual da economia, fazer a gestão de uma empresa não é tarefa das mais simples. Mesmo com a valorização do mercado imobiliário nos últimos anos e as boas perspectivas para os próximos meses, o setor segue altamente competitivo e exigindo muito de seus profissionais.

Para que sua agência tenha sucesso na negociação de casas, apartamentos e terrenos, você não pode aceitar falhas onerosas e precisa de muita objetividade no campo financeiro. Quer mais dicas de como administrar uma imobiliária? Então confira o conteúdo a seguir!

 

FAÇA UM MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES

Mapear oportunidades é primordial para o sucesso em qualquer área do mercado, mas isso pode ser ainda mais importante se você pretende administrar com êxito sua imobiliária. Garimpar regiões com tendência de valorização antes de qualquer negociação pode garantir muitos lucros em médio e longo prazo.

Uma boa dica é ficar ligado na previsão de instalação de shopping centers ou estações de metrô: estes são itens que fazem os preços das propriedades dispararem! Outra boa oportunidade são unidades na planta e imóveis remanescentes: eles podem ser adquiridos por valores bem abaixo do mercado. Você precisa apenas se preparar com antecedência, ter olhos atentos e se adiantar em relação a concorrência.

 

AJUSTE AS FINANÇAS

Todas as empresas precisam de lucro para sobreviver, afinal, as contas e encargos não param de chegar no final do mês. Por essa razão, ajustar suas finanças é primordial.

Além de contar com a ajuda profissional de um contador, você precisa ter uma atitude básica: não misturar suas contas pessoais com as empresariais. Evite essa armadilha perigosa e tão comum no mercado: defina um salário para seu cargo e jamais tire 1 real a mais do caixa. Acredite: muitos negócios promissores simplesmente quebram por descontrole nesse quesito.

 

REALIZE UMA BOA GESTÃO DE PORTIFÓLIO

Muitas imobiliárias fazem uma má gestão de portfólio e acabam perdendo bons negócios com isso. Seu leque de ofertas precisa ser realmente grande, mas também deve estar organizado e com fácil acesso para os seus corretores.

Todos os imóveis precisam ser colocados no catálogo e, para que não se criem problemas no compartilhamento dessas informações, é interessante adotar um sistema que beneficie a todos os envolvidos na negociação. Por exemplo, se o colaborador que incluiu a propriedade no sistema não for o mesmo que o vendeu, ele pode receber um pequeno percentual da corretagem após o fechamento do contrato com o cliente.

 

INVISTA EM MARKETING

Investir em marketing também é muito importante para administrar uma imobiliária com êxito. A concorrência é cada vez mais forte no setor e toda empresa deveria aplicar uma fatia dos seus lucros nesse tipo de estratégia. Se seu negócio ainda é pequeno, não se preocupe: a internet pode ser uma forte aliada.

Um site bem-feito, campanhas de e-mail marketing, um blog com conteúdo interessante e uma boa newsletter são táticas baratas, mas com alcance bem amplo. O mesmo vale para redes sociais: crie uma fanpage da sua empresa e responda as dúvidas dos seus clientes em potencial! Fizemos um artigo onde falamos como atrair mais clientes utilizando o marketing imobiliário

 

ORGANIZE A DOCUMENTAÇÃO

Todos nós sabemos que a documentação de imóveis costuma ser bem complexa e pode ser responsável pela perda de boas propostas de negócio. Por essa razão, uma imobiliária inteligente deve ser capaz de agilizar a burocracia, tendo seus papéis bem organizados e com fácil acesso para os colaboradores.

É importante também documentar todas as negociações entre as partes envolvidas e formalizar propostas e contratos. Informatizar é sempre uma boa alternativa e um software de gestão pode ser um investimento certeiro para a empresa. Com um trabalho organizado e cristalino, sua corretora ganha pontos no mercado e emite uma melhor impressão para os clientes.

 

Essas são as melhores dicas de como administrar uma imobiliária. Gostou de conhecê-las? Então divulgue esse conteúdo compartilhando o nosso post em suas redes sociais!

Recommended Posts

Leave a Comment